7 Dicas incríveis para fazer sua barbearia bombar!

11 de dezembro de 2020
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Barbearia não é só cortes de Cabelo! Fique por dentro das tendências para fazer sua barbearia bombar.

Com essas dicas que preparamos para você, a sua barbearia vai arrasar! As barbearias se multiplicaram rapidamente.

Modernas, descoladas, temáticas, grandes, pequenas, enfim... as velhas barbearias estão sendo substituídas por novos modelos, aproveitando inclusive a demanda do público masculino que passou a se preocupar muito mais do que um bom corte de cabelo e barba, dando atenção para outros aspectos da beleza.

Quanto aos profissionais, ocorreu o mesmo. Os veteranos da barbearia que conseguiram se manter no mercado tornaram-se “clássicos”, enquanto os jovens profissionais estão dando uma nova cara para o segmento, atendendo e oferecendo serviços muito além do cabelo e barba, como tratamento de pele, sobrancelhas, unhas e muito mais.

Com a concorrência acirrada é normal que haja uma corrida por diferenciais que torne o salão mais atraente e o negócio lucrativo, como ocorre em qualquer segmento, não é mesmo?

E para ajuda-los a incrementar os negócios do seu salão, preparamos dicas arrasadoras para você aplicar na sua barbearia.

 1. Atenção ao visual, a decoração (e aos equipamentos, claro!)

Seja sincero! Como é a decoração da sua barbearia? Tem algo diferente, bacana, “daora”, que chame a atenção para quem está na rua ou que possa ser divulgado em imagens nas redes sociais?

Para conseguir bombar você vai precisar encontrar um destaque, algo único, exclusivo (ou que pouca gente tem, considerando que nesse mundo nada mais se cria e tudo se copia).

As Barbearias, de um modo geral, seguem alguns estilos: retrôs, descolados, clássicos, vintages, etc. Esse é o básico que a galera tem feito.

Então um primeiro passo é pensar em algum complemento que diferencie a sua barbearia da concorrência. E muitas vezes, estamos falando de coisas simples, de detalhes no atendimento, de uma cortesia, uma dica, um objeto de decoração. Ou seja, falamos de um elemento extra, que vai além do normal, compreende?

IMPORTANTE

Ainda com relação a essa parte de estrutura do salão, é importante lembrar de que não adianta nada você ter uma decoração bacana se o ambiente estiver sujo ou desorganizado. E isso vale para os equipamentos e para a sua bancada.

Você até pode ter equipamentos mais antigos, mas é importante que eles estejam funcionando bem, com a manutenção em dia e sempre limpos.

Porém, é bom falar que nada supera equipamentos novos, atualizados, potentes, com nova tecnologia, por isso, dentro do que for possível, vá adquirindo aparelhos mais modernos, melhores e até mais bonitos, com novo design, pois além de melhorar a performance do serviço, sempre terá a seu favor o impacto visual dos novos equipamentos, não é mesmo?

Então, ao final dessa matéria, dê uma navegada pela linha completa de equipamentos no site: www.megaprofissional.com.br

Você conhece as máquina mais novas da Mega? São máquinas de corte e de acabamento incríveis. Confira:https://loja.megaprofissional.com.br/maquinas-de-corte

2. Mantenha as redes sociais ativas

Quando alguém indica um novo bar, ou uma pizzaria, uma loja, ou qualquer outro negócio que te interessa, qual é a sua primeira reação para conhecer o lugar? “Dá um Google”, certo? Para saber se tem um site ou redes sociais, não é mesmo?

Então, é isso! Você precisa entrar no game! Essa nem é uma dica, é uma condição de sobrevivência: esteja nas redes sociais! De preferência, uma rede em que as pessoas possam ver fotos e conhecer o clima do local (nesse momento o canal é o Instagram, né?).

Depois, dê uma olhada no perfil da Mega com atenção aos detalhes que a nossa equipe prepara e, caso ainda não seja um seguidor, não perca tempo! Tem sempre novidades incríveis para você. https://www.instagram.com/megaprofissional

3. Faça promoções especiais

Não importa se a sua barbearia é nova ou se já tem um tempo de estrada e é bem conhecida. É sempre importante você encontrar motivos para comemorar, para celebrar e com isso convidar os seus clientes a participarem do “evento” que você criar, fazendo promoções, combos, trazendo novidades, fidelizando e até mesmo presenteando seus clientes.

Dia do cliente, dia do consumidor, dia do Barbeiro? Preços especiais!

Dia dos pais, início das férias, início do verão? Atendimentos especiais!

Aniversário da barbearia, aniversário da cidade ou do bairro: Tome promoção!

Ou seja, sempre há um motivo para você capitalizar e celebrar junto com os seus clientes. Além de criar sempre um clima agradável, descontraído e festivo, você pode conseguir uma frequência maior no seu salão, mais serviços e o consequente aumento do movimento financeiro, além de fidelizar a clientela.

Lembre-se de que todo mundo gosta de ser bem tratado e clientes adoram preços diversificados, oportunidades, chances de economizar e usufruir de benefícios.

4. Faça parcerias

Em tempos de tanta informação nas redes sociais, de tantos acessos ao Google e Youtube, onde todos estão conectados, onde os negócios acontecem, não dá pra ficar de fora desse jogo.

Tudo está interligado e todos estão na vitrine. Por isso, uma das estratégias mais eficientes é aproveitar a audiência de outros parceiros.

Ou seja, em um mundo de conexões você ficar sozinho nas divulgações e na busca de clientes é lutar sozinho em uma guerra com a concorrência forte e acirrada.

Por isso, essa é uma das dicas mais fortes: faça parcerias! Busque fotógrafos, arquitetos, tatuadores, cervejeiros, maquiadoras, esteticistas. Enfim, entre em contato com outros profissionais, converse, pesquise, pense em parcerias estratégicas, em trabalhos complementares. Apresente-se! Saia fora da caixa. Reserve um tempo para pesquisar, para saber o que está acontecendo nos outros comércios, nos outros negócios, com seus concorrentes. Com certeza você descobrirá possibilidades e parcerias incríveis. Quer fazer a barbearia bombar? Tenha aliados!

5. Entregue mais do que o desejado

Vamos ser bem práticos, quais são os serviços de uma barbearia? Cortar cabelo e aparar a barba, certo? Mas hoje em dia, não basta fazer esses dois serviços muito bem, pois não será o suficiente para fazer crescer e bombar a sua barbearia.

Todos os seus concorrentes estão se movimentando no sentido de ampliar serviços melhorar o atendimento, trazer novidades. Os clientes querem ser bem atendidos. Nada de mau humor, cara fechada, profissional sem treinamento, sem conexão com as redes sociais, desatento às tendências de cortes, novos equipamentos e oportunidades de novos negócios.

O básico, não basta! É preciso ir além!

Muitas barbearias oferecem cerveja artesanal, descontos em tatuagens, diferenciação no atendimento, cupons fidelidade, serviços de consultoria estética e estilistas para ajudar na moda.

Se você não tem condições de oferecer o mesmo, analise a sua concorrência e faça aquilo que está ao seu alcance e mais um pouco, pois todo cliente gosta de ser surpreendido por um serviço e uma ótimo atendimento. Pesquise, pense, seja criativo!

Uma indicação pesada – Você conhece o Canal do Youtube do Felippe Caetano? Ele tem vídeos excelentes com dicas e orientações sobre o dia a dia das barbearias e dos barbeiros. Dê uma olhada lá e inscreva-se: https://www.youtube.com/c/CursodeBarbeiros.

6. Diversifique

E na mesma vibe na dica anterior. Já engatamos em uma outra que é complementar que é a própria diversificação dos serviços. Não apenas garantir uma entrega além da expectativa, mas também estabelecer um cardápio de opções.

É possível que o seu cliente vá junto com a esposa ou mesmo com os filhos até a barbearia, então porque não oferecer algo que ela possa querer fazer. Exemplos: já pensou em fazer uma parceria com um hairstylist, uma manicure, um ambiente especial bacana para ela aguardar, uma cadeira com temática infantil para estimular o corte da criança? Pense, entre em ação, estimule a presença da esposa e quem sabe, até dos filhos na sua barbearia.

Enfim, o segredo está em compreender qual é o universo do cliente e oferecer serviços que estejam dentro das necessidades. Só cortar barba e cabelo não é mais garantia de sucesso.

7. Saiba dizer não

E a última dica para bombar a sua barbearia pode parecer meio estranha, na contramão das anteriores, mas você vai entender a razão.

Nós falamos muito que você tem que fazer e acontecer. Feche isso, faça aquilo, vá trás, sempre ação, ação e mais ação.

Mas, ninguém melhor do que você para analisar e pensar o que você realmente pode fazer, qual é o espaço que você tem na sua barbearia ou alguma dificuldade para colocar alguma dessas ações em prática. E aí você vai perceber se a ação pode ser boa ou se não vai rolar, se tem algo que não combina com seus clientes, algo que não serve, aquilo que está fora da sua visão, do seu entendimento e sobretudo da sua condição financeira.

Quando isso acontecer, apenas diga, Não! Se a parceria está estranha. Diga não!

Se não tem condições para uma reforma, aguarde! Faça um planejamento, foque no que é o principal e vá fazendo as coisas aos poucos. Tudo ao seu tempo!

O importante é não parar, é estar sempre atento, antenado, pesquisando, programando, planejamento e executando o que está ao seu alcance. E, o que é fundamental, sempre de olho no seu cliente. Jamais tire o olho do seu cliente para entender quais são as suas necessidades, suas preferências e o que você pode fazer e proporcionar, para que a sua barbearia seja uma extensão da casa dele, entendeu?

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