Como aumentar a lucratividade da sua barbearia? Entrevista com UzzBelo

23 de fevereiro de 2022
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Em tempos de concorrência acirrada é sempre bom contar com as dicas e a experiência de profissionais experientes para encontrar alternativas para conseguir atender mais clientes, com qualidade e aumentar a lucratividade da barbearia.

Nessa semana conversamos com Uzz Belo, empresário, palestrante, ministra cursos por todo Brasil, barber há 25 anos.

Para oferecer informação de qualidade e os melhores recursos para os profissionais das áreas de beleza e barbearia, estamos iniciando uma série de entrevistas com profissionais respeitados e conhecidos do mercado que vão compartilhar conhecimentos e dicas para os nossos seguidores que queiram melhor suas performances, crescer e se desenvolver no segmento.

E para abrir os trabalhos, convidamos um parceiro muito conhecido dos barbers.

Com a palavra: Uzz Belo e o seu famoso: “Faaaala, rapaziadinha!”, sua marca registrada!

MP: FAÇA UM RESUMO SOBRE SUA TRAJETÓRIA NO UNIVERSO BARBER.

UB: Comecei trabalhando no salão da minha mãe em 1999. Meu primeiro salão solo abri em 2009. Até que o transformei em uma barbearia.

Sempre fui muito inquieto e atento a tudo o que acontecia na barbearia e quando comecei a ter que dispensar clientes por conta do tempo de atendimento, comecei a buscar técnicas e métodos que me permitisse cortar barbas e cabelos mais rápidos, sem perder a qualidade. Depois fui vendo e analisando todos os pontos que eu poderia melhorar para que o meu cliente saísse satisfeito da barbearia. Via o que os concorrentes faziam de errado e não deixava acontecer na minha.

MP: MAS SÓ RAPIDEZ NO CORTE É O SUFICIENTE PARA AUMENTAR A LUCRATIVIDADE?

UB: Não! Dominar a técnica do corte rápido é importante. A prática e a habilidade em atender é ótimo, mas também é preciso ter uma agenda bem feita, uma organização e um cuidado com os horários, um excelente relacionamento com os clientes, ótimos equipamentos de trabalho, uma equipe de profissionais e parceiros de confiança. Tudo isso a gente vai conquistando aos poucos.

Em todos os cursos que eu ministro pelo Brasil, eu falo sobre a importância de o profissional utilizar bons equipamentos e bons produtos, porque quanto melhor for o equipamento e os produtos, melhor será o resultado do seu trabalho.

Manter a bancada em ordem, bem arrumada, organizada, não apenas chama a atenção do cliente, como facilita e agiliza o seu trabalho. Ah, um detalhe importante é com relação a manutenção e limpeza do salão e dos equipamentos para que eles nunca te deixem na mão.

Importante: Aproveitando a deixa do Uzz Belo, não esqueça de dar uma olhada no site da Mega Profissional e veja a linha completa de máquinas de corte, de acabamento, secadores, pranchas e modeladores. Você vai se surpreender!

MP: MAS A CONCORRÊNCIA É GRANDE NO SEGMENTO BARBER. COMO FAZER PARA TER DESTAQUE?

UB: Nenhum profissional deve ter medo de concorrente. Ele tem é que fazer a parte dele bem feita. Todos sabem que cliente nenhum gosta de atraso no atendimento, de salão bagunçado, de equipamento que não funciona direito.

Cuidar muito bem da sua barbearia, por menor que ela seja, é o primeiro passo. Depois o profissional tem de estar atento para as oportunidades de aprendizado. Fazer cursos para aprimorar suas técnicas. Saber quais são as tendências, novas técnicas de corte, o que está moda.

Eu sempre falo para quem está começando que antes a gente cortava com apenas uma máquina de corte e uma de acabamento. Agora já temos condições e opções de comprar e adquirir vários equipamentos de qualidade que dão mais versatilidade e agilidade. Um bom profissional tem que investir em equipamentos de qualidade. Isso faz muita diferença!

E por fim, algo que todos sabem é: divulgar seus serviços. Hoje em dia com as redes sociais bombando, não tem como crescer sem aprender como divulgar seus trabalhos.

"Nenhum profissional deve ter medo de concorrente."

MP: COMO VOCÊ COMEÇOU A DAR CURSOS E WORKSHOPS POR TODO O BRASIL?

UB: Então, tem a ver com o que eu acabei de falar. Sempre procurei desenvolver técnicas e métodos para melhorar a minha performance, com qualidade. Os clientes adoravam e a rapaziadinha dos barbers também começou a curtir e passou a pedir que eu fizesse cursos. Em 2015 comecei a dar cursos. Primeiro perto aqui do bairro e sempre divulgando, divulgando. Sabe como funciona nas Redes Sociais, né? Um vai indicando, compartilhando, a galera foi gostando e as solicitações para fazer cursos em outras cidades pelo Brasil foram acontecendo. Eu curto muito tudo isso, pois eu gosto de compartilhar conhecimento. Tem espaço pra todo mundo trabalhar e ser feliz. Divulgar com amigos, no bairro, no Instagram, sem esquecer de aprimorar as técnicas.

"Não basta ter um trabalho bem-feito! É preciso divulgar o trabalho que a gente faz!"


MP: COM ESSAS DICAS VOCÊ AFIRMA QUE É POSSÍVEL AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DE UMA BARBEARIA?

UB: Eu sei que existem dificuldades de recursos, diferentes tipos de público, de clientes e que não dá para generalizar as coisas. Mas uma coisa que todos devem ter é o interesse, o desejo de crescer e a força de vontade para fazer acontecer.

É claro que as coisas não são simples, que tem muitos desafios para superar, mas eu sempre digo nos meus cursos que é preciso ter confiança e colocar a mão na massa. Eu garanto que se o profissional colocar em prática tudo o que nós falamos aqui, com certeza ele irá mudar o seu patamar como profissional, seus clientes são notar a mudança e a sua barbearia vai crescer. 

MP: QUAIS OS TEMAS DOS CURSOS E COMO OS PROFISSIONAIS PODEM PARTICIPAR?

UB: Os temas que falamos nos cursos são basicamente sobre como aumentar a produtividade e a lucratividade nas barbearias. Mas sempre falamos sobre outros temas que envolvem o dia a dia do profissional.

Eu gosto muito dessa interação com a rapaziadinha que vem disposta a aprender, trocar experiências. Todos sempre saem muito satisfeitos. Além do que, eu conto o pulo do gato para fazer os cortes mais rápidos, mantendo sempre a qualidade, no melhor padrão Uzz Belo.

Contar com a parceria da Mega Profissional com seu produto de qualidade e com os produtos da Fox, faz toda a diferença no nível dos meus trabalhos.

A Mega Profissional leva produtos de qualidade por um preço justo e isso permitiu que muitos profissionais passassem a ter condições de investir em suas bancadas e, como eu disse, isso faz muita diferença no aperfeiçoamento dos profissionais e na qualidade dos seus serviços.

E aí, curtiu a conversa com o Uzz Belo? Se interessou por saber mais sobre seus cursos e todo conhecimento do nosso amigo? Segue lá no Insta dele @uzz_belo.

Tem sempre novidade e a informação é garantida.

Compartilhe essa entrevista com algum parceiro que pode se interessar e fique atento pois vem muito mais por aí.


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