Como conquistar e fidelizar os clientes no mundo da beleza

11 de dezembro de 2020
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A concorrência no comércio sempre foi muito acirrada em todos os segmentos e na área da beleza não é diferente. É preciso atenção aos detalhes e empenho nas ações para se diferenciar e conquistar mais clientes, por isso preparamos algumas dicas de como conquistar e fidelizar os clientes e novos clientes no mundo da beleza.

Todo profissional mais atento já percebeu que, com a retomada da normalidade em 2022 da vida social e do comércio, a competição entre os salões de beleza, barbearias e clínicas de estética tem se tornado cada vez mais intensa. Por conta dessa realidade, é muito importante ter um olhar muito cuidadoso para quem já é cliente, criando ações que possam fortalecer essa relação e fidelizar seus clientes.

Manter essa clientela fiel ao seu negócio e transformá-los em divulgadores de sua marca e dos seus serviços é a melhor e mais importante de dica de como conquistar e fidelizar os clientes. Afinal, todos nós sabemos do poder que tem a indicação de um atendimento bem feito, de um serviço fantástico, de um relacionamento profissional e cordial.

1.   Pesquise e conheça as tendências da beleza e da moda

Estar na moda é muito mais do que se vestir de acordo com as tendências. O visual é uma parte importantíssima desse processo e não deve ser esquecido ou colocado em segundo plano. Por isso, tenha sempre no seu salão ou barbearia, materiais gráficos que mostrem imagens com visuais da moda. Se tiver um TV ou um monitor, transmita informações sobre as tendências e conheça cada uma delas, pois assim você poderá indicar para os seus clientes, comentando sobre as vantagens de cada uma das tendências, as opções para cada pessoa, demonstrando conhecimento, mostrando que você está atento e antenado com o que há de mais novo na moda.

Com isso, seus clientes sentirão seguros para lhe pedir orientações, dicas e mudar o visual e, da mesma maneira, também poderão indicar seu salão para amigos, ajudando a conquistar e fidelizar os clientes.

2. Invista em conhecimento e desenvolva novas habilidades

Com a intensidade de uso da internet, as pessoas têm acesso a todo tipo de informação, sejam as novidades da moda e da beleza, sejam o visual de uma celebridade, seja o tipo de corte que está bombando e muitas vezes vem o desejo de quererem um corte igual.

Porém, toda novidade tem suas peculiaridades. Não é só sair fazendo, cortando, penteando, mandando ver nas tinturas e químicas. Não! É preciso conhecimento, informação e prática para dominar uma técnica.

Até mesmo porque, não são todos os salões ou profissionais que estão habilitados para oferecem alguns tipos de serviço específicos.

Portanto, fazer uma coloração diferenciada, um visagismo, uma maquiagem definitiva, entre outros, pode ser uma ótima maneira de como conquistar e fidelizar clientes novos.

Mas para isso é muito importante que você esteja sempre atento as novidades, as possibilidades, que você estude, se informe, pratique, até que domine a técnica e faça excelentes trabalhos, sem esquecer de divulga-los.

3. Amplie o seu olhar para outros públicos, mas jamais esqueça de aprimorar o atendimento ao cliente fiel.

É muito comum os profissionais ou salões desejarem atender novos clientes, novos serviços, oferecendo promoções, cortesias, combos, sempre em busca de novo clientes e, muitas vezes, de novos públicos que ainda não são atendidos. Isso é super válido!

Tem novidade no salão? Ofereça ao cliente atual! Novo corte, novo tratamento, novos equipamentos? Apresente ao cliente atual! Tem promoção, cortesia e outras gentileza? Sempre comece pelo cliente atual!

Você pode e deve ampliar a sua visão para outros públicos e outras possibilidades que lhe tragam mais movimento, maior rentabilidade, mais divulgação e visualização, mas jamais, relegar ao segundo plano os seus clientes atuais.

Lembre-se do quanto foi duro conquistar cada cliente, criar confiança, fortalecer a parceria, não é mesmo? Então valorize o seu cliente atual pois ele sempre será um divulgador dos seus serviços.

4. As possibilidades de atender ao público feminino e masculino

Por exemplo, cada vez mais, o público masculino tem se tornando consumidor de diferentes procedimentos estéticos, por isso, ele não deve ser ignorado! Crie um ambiente onde eles se sintam à vontade, tenha profissionais capacitados para atendê-los e transforme a ida ao salão em uma experiência ótima para os homens.

Embora muitos frequentem salões de beleza, a tendência é que os homens se sintam intimidados com o excesso de mulheres no ambiente, e fiquem desconfortáveis para passar ali um pouco de seu tempo.

Aliás, é sempre bom lembrar que a Mega Profissional possui uma linha completa de produtos destinados a destacar a beleza de todos os estilos, por isso, dê uma olhada na loja virtual da Mega e conheça os secadores, pranchas, modeladores e máquinas de corte e acabamento que são destaques entre os profissionais e consumidores.

5. Invista nos seus profissionais. Uma equipe forte garante segurança aos clientes.

É muito comum que o cliente seja mais fiel ao profissional que o atende (seja cabelereiro, barbeiro, manicure, etc.) do que ao salão no qual ele atua, não é mesmo? Por isso, é fundamental valorizar os profissionais que trabalham em seu estabelecimento, mantendo-os sempre com alto nível de conhecimento e um ótimo relacionamento, pois isso garantirá clientes satisfeitos e fieis.

E para isso, existem diversas ações que podem ser feitas, mas o fundamental é, sem dúvida: zelar por um ambiente de trabalho agradável, investir em treinamentos e especializações, garantir que eles estejam sendo remunerados de maneira justa e que tenham o pleno entendimento da importância de um bom relacionamento entre a equipe e principalmente junto aos clientes.

Evidentemente, existem muitas outras coisas que podem ser feitas para aumentar a sua capacidade de conquistar e fidelizar seus clientes e, consequentemente, aumentar a lucratividade de seu negócio.

O importante é que você tenha sempre uma postura ativa no sentido de melhorar a qualidade dos seus serviços, sempre com atenção plena às necessidades e satisfação dos seus clientes e assim fidelizar e conquistar cada vez mais novos clientes.

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