Não se deixe enganar pelos números das altas temperaturas marcados nas embalagens dos aparelhos elétricos, sobretudo quando tiver um ºF, de Fahrenheit.
Fique atento, pois nós vamos esclarecer essa dúvida muito comum que acontece na hora de comprar o equipamento de beleza, principalmente quando eles são importados e utilizam apenas a medição ºF.
Se você não sabe a diferença entre Celsius e Fahrenheit, vamos explicar para que você não faça uma avaliação errada e compre um equipamento que não atende a sua necessidade e expectativa.
E a explicação é bem simples, principalmente hoje em dia, pois as empresas têm cumprido as exigências legais e colaborado para facilitar o entendimento do consumidor.
Para facilitar vamos mostrar de uma maneira bem prática, como se fosse uma história.
Como tudo começou
O homem, durante toda a sua existência, sempre procurou saber como comparar medidas. Media-se o tamanho, a altura, a velocidade e até a temperatura.
Mas o mundo é muito grande e dificilmente dois lugares mediriam algo da mesma forma, e assim nasceram os metros, as jardas, os quilos, as arrobas, os graus etc.
No meio de tudo criou-se essa confusão entre Celsius e Fahrenheit, mas elas são apenas duas maneiras diferentes de medir a temperatura das coisas.
Celsius, era um cara prático e criou a medida com base no ponto de ebulição da água. Simples assim! Ele considerou o instante em que a água começa a evaporar e ali estaria a marca 100. Portanto: 100ºC Celsius é quando a água ferve e é a forma como nós medidos a temperatura aqui no Brasil.
Já o Fahrenheit era um camarada mais complexo, e resolveu criar a medida com base na transformação sofrida pelo mercúrio – convenhamos, um elemento muito mais difícil de medir.
O resultado disso tudo foi o surgimento dessas duas maneiras diferentes para determinar as temperaturas.
O que pode acontecer se você comprar um equipamento que tenha só a informação de Fahrenheit?
Agora imagine uma pessoa que não saiba disso e que resolve comprar uma nova prancha, sem saber a diferença que existe entre as medições entre Celsius e Fahrenheit.
Imagine que a pessoa, acostumada a ouvir falar em graus Celsius, que é a medição utilizada no Brasil, compra (é uma suposição) um equipamento que marca uma potência de 250º F.
Ela pode pensar: Nossa! Que legal! Essa prancha vai esquentar rapidinho e eu vou fazer um alisamento em pouco tempo!
E assim ela retorna feliz da vida para casa, ansiosa para colocar em uso o novo produto.
Mas... a coisa não funciona muito bem
Agora imagine que essa pessoa quer estrear a nova prancha para fazer um alisamento em um dia em que ela tem uma festa ou um evento muito especial para ir.
Não é difícil de imaginar a frustração e a decepção que ela terá com o desempenho da prancha novinha, pois com essa potência de 250ºF ela vai demorar muuuuito até perceber que a prancha não esquenta o suficiente para o trabalho que ela normalmente faria rapidamente, pois ela considerou a temperatura em Fahrenheit que é bem diferente da medição em Celsius.
Ou seja, desconhecer as características do produto que vai comprar pode ser desastroso pois o equipamento não irá atender suas expectativas e você vai se sentir lesada, ou o que é pior, pode até colocar sua integridade física em risco ao provocar uma queimadura, ou até mesmo algo mais grave.
Como saber?
A primeira coisa a fazer é verificar se existe as marcações em Celsius e Fahrenheit.
Se houver a marcação apenas em Fahrenheit, então será necessário fazer uma pequena conta para saber qual é o valor equivalente em Celsius, que é a medição que adotada no Brasil.
Primeiro ponto, lembre-se que: Celsius é ºC, Fahrenheit é ºF.
Na foto acima em uma das embalagens da Mega Profissional, podemos perceber a clareza na informação indicando as temperaturas nas duas modalidades.
Portanto, sempre que algo for ºC, estamos falando da temperatura que nós estamos acostumados no Brasil. Sempre que algo aparecer com ºF, aí você vai precisar de uma continha, ou se informar com o fabricante. Vamos a conta:
Caso você queira ou precise utilizar a fórmula, anote: (X °C × 9/5) + 32 = Y °F.
Nessa fórmula o X é a temperatura em Celsius e Y o resultado em Fahrenheit, moleza, né?
Mas calma, não precisa se preocupar em fazer contas, pois hoje em dia a maioria das embalagens já marcam a potência dos equipamentos nos dois tipos de graus. Mas, se você se deparar com algum produto importado, que não tenha o registro em Celsius, talvez seja útil ter a fórmula para resolver com uma calculadora ou, conforme falamos acima, falar com o fabricante que tem a obrigação de informar a temperatura em Celsius, também.
Além do que, caso a embalagem não tenha as duas medidas, sugerimos que você fique ainda mais atento com relação a procedência do produto.
Verifique que todos os produtos da Mega Profissional são produzidos e comercializados obedecendo as rígidas normas comerciais existentes, que obrigam o fabricante a passar todas as informações aos seus consumidores. Isso chama-se respeito às leis e respeito aos clientes, um dos principais valores da Empresa.
E para que tudo isso? Para evitar que alguém te engane!
Esse conhecimento vai evitar que alguém te engane ou mesmo te venda algo errado, por falta de conhecimento. Por isso, sempre que for procurar um novo equipamento (principalmente pranchas) dê preferência para as marcas que usam as medidas em °C, assim evitará problemas. Quando o valor aparecer em ºF, use a calculadora para a conversão.
Por que não se padroniza e regulariza?
Basicamente porque alguns países (em especial os EUA) utilizam a escala Fahrenheit, sendo assim, é provável que os equipamentos importados estejam com essa forma de medição.
Gostou desse conteúdo? Foi útil para você? Você também tinha essa dúvida? Compartilhe nas suas redes sociais ou com amigos que têm dúvida sobre como escolher um equipamento a partir da medição da temperatura certa.
Ah, você conhece a Prancha Scarlett? Ainda não! Sabia que ela está se tornando a queridinha entre os profissionais de salão e também das consumidoras graças a sua performance incrível?
A Prancha Scarlett chega até os 250ºC com controle de temperatura e tem o melhor da tecnologia em pranchas de cabelo, tudo para proteção e brilho dos seus fios, com revestimento AN3 que proporciona mais tempo de vida útil aos patins e deslize máximo nas mechas que é excelente para o profissional cabeleireiro que faz uso de químicas.
Não perca tempo e conheça essa prancha maravilhosa e a linha completa de produtos da Mega Profissional.