Qual é o cuidado que você precisa ter com sua chapinha para durar mais tempo?
É preciso valorizar e cuidar daquilo que você tem e, no caso dos equipamentos elétricos, nada como uma boa limpeza, manutenção e uso correto dos equipamentos, seguindo as orientações do fabricante para que ele funcione bem e dure muito mais tempo.
Vamos lá revelar as para as possíveis causas que sua prancha pode não estar funcionando:
Acúmulo de resíduos químicos nos patins
É muito comum a utilização de produtos químicos nos diversos tipos de tratamento de cabelos. São óleos, cremes e outros produtos que são utilizadas de acordo com o objetivo, que pode ser um alisamento, um tingimento, luzes etc.
Acontece que esses produtos químicos podem ir se acumulando nos patins da prancha e principalmente nos cantinhos mais escondidos do equipamento e isso vai sujando o aparelho com resíduos.
Além de uma aparência feia de sujeira, esses detritos podem causar danos ao aparelho e ao seus cabelos, por isso é importante manter o equipamento sempre limpo, para garantir não apenas a saúde de seus cabelos, mas também mais tempo de vida da sua prancha.
Pensando nisso, fizemos um passo-a-passo de como deve ser feita a limpeza da sua prancha de cabelos. Acompanhe:
- Borrife água em uma toalha completamente limpa, até que ela fique úmida;
- Ligue a prancha e a deixe esquentar por cerca de 3 minutos;
- Tire a prancha da tomada e passe a toalha úmida para tirar os resíduos de forma firme, mas com força moderada para não riscar e danificar os patins;
- Ligue novamente a prancha para que a umidade restante no equipamento evapore com o calor;
- Pronto! Sua prancha está limpa e pronta para uso novamente!
Mas, se depois desse simples procedimento de limpeza, os patins da prancha ainda continuarem com manchas ou algum tipo de sujeira impregnada, será necessário um novo procedimento. Separamos outras duas dicas para você. Acompanhe!
Algodão e álcool
Com a prancha fria, molhe algumas bolas de algodão no álcool. Em seguida, esfregue o algodão com firmeza nos patins para uma boa limpeza. Nos cantos do equipamento faça uso de cotonete, para não deixar nenhum resíduo em nenhum cantinho ou fresta do aparelho.
E depois, para finalizar, use um pano limpo úmido com água para limpar a prancha novamente.
Lencinhos umedecidos
Outra dica simples e fácil é fazer uso de lencinhos umedecidos para a limpeza. Lembre-se sempre de fazer essa limpeza com a prancha fria. Fique atento a essa informação para evitar acidentes.
Da mesma forma como se faz com as bolas de algodão, basta passar o lenço com firmeza (mas sem colocar muito força, tá?), até retirar todo e qualquer resíduo que possa estar impregnado nos patins do seu aparelho.
Com esses procedimentos, sua prancha (ou chapinha, como quiser) ficará limpa como nova, garantindo um bom funcionamento além da segurança e saúde para os seus cabelos.
Ah, é importante lembrar de alguns avisos antes de começar a limpeza:
- Se sua prancha estiver cheirando a queimado enquanto esquenta, ou durante o uso, está na hora de realizar a limpeza, pois esse cheiro é um sinal de que existe algum resíduo químico nos patins;
- mantenha seu equipamento longe de líquidos e nunca a afunde na água;
- nunca aplique álcool com a chapinha ligada na tomada ou muito quente. Isso é muito perigoso, pois o álcool pode fazer o aparelho pegar fogo;
- não use produtos de limpeza nos patins da sua prancha, eles podem danificar o revestimento dos mesmos;
- evite esfregar com muita força os patins, pois isso pode arranhar seu equipamento e prejudicar a sua performance.
Uma outra dica é assistir ao filme que a Raquel Braga, nossa parceira, preparou para o Canal do Youtube, sobre como fazer a limpeza da prancha e secador. A Raquel, como mostra o filme, prefere o uso de lencinhos umedecidos. Confira no link abaixo:
Linda, limpa e funcionando muito bem! Agora é só enrolar o cabo antes de guardá-la.
Aproveitando que estamos falando em boa conservação dos equipamentos, um ponto muito importante e que a maioria das pessoas desconsidera é a forma de enrolar o cabo antes de guardar o equipamento.
Como guardar sua chapinha corretamente
O mais comum é a pessoa sair enrolando o cabo no aparelho, apertando bastante para não criar volume e enfiar em qualquer gaveta ou canto do armário.
Pois bem, essa é uma das formas mais rápidas para danificar seu equipamento, pois quando o cabo é enrolado de forma incorreta, os fios que estão dentro do cabo, podem se quebrar, prejudicando seu funcionamento.
E para que você prolongue a vida dele basta enrolá-lo da mesma forma como ele vem na embalagem, em forma de laço ou de um 8, sem apertar muito ou sem deixar as voltar muito curtas.
Na imagem acima temos apenas uma mostra de como deve ficar o cabo antes de guardar o seu equipamento.
E para fechar a matéria, uma dica top é para você acompanhar a Mega Profissional nas Redes Sociais e navegar pelo site, pois sempre vai encontrar alguma novidade, uma dica ou uma informação sobre algum dos equipamentos da linha completa de equipamentos que, com certeza, irão te ajudar no dia a dia, no cuidado e tratamento dos seus cabelos.
Imagem: prancha turbo action
E agora que você já sabe como manter a sua prancha limpa, funcionando direitinho e pronta para fazer sucesso nos alisamentos ou mesmo nos cachos, que tal compartilhar essas dicas com as suas amigas, nas redes sociais? Temos certeza de que elas também vão adorar saber como manter suas chapinhas por mais tempo, e de quebra ainda garantirem cabelos cada vez mais saudáveis... e bonitos, é claro!